As regras do Gamão Real são bastante simples:
O tabuleiro e as peças
O tabuleiro é composto de 24 casas divididas em 4 quadrantes. Cada jogador possui 15 peças que são arrumadas simetricamente da seguinte forma:
Objetivo do jogo
Para facilitar a jogabilidade, suas peças sempre serão visualizadas com a cor BRANCA.
Seu objetivo é levar todas as suas peças para o quadrante inferior direito e posteriormente retirá-las do jogo. O movimento será sempre feito no sentido anti-horário. O objetivo do seu oponente é o oposto: levar as peças para o quadrante superior direito movimentando as peças no sentido horário (a partir do seu ponto de vista).
O vencedor será aquele que retirar primeiro todas as suas peças do tabuleiro.
Iniciando o jogo
Cada jogador lançará um dado. Aquele que lançar o dado de maior valor, começará o jogo. Caso os dois dados sorteiem números iguais, ocorrerá novo lançamento/sorteio de dados, até que um jogador obtenha um valor maior que o de seu oponente.
O jogador que iniciar a partida usará o resultado dos dados lançados por cada um (soma dos dois dados lançados).
Os dados
Para movimentar as peças, dois dados serão lançados/sorteados pelo jogador.
O valor de cada dado corresponderá à quantidade de casas que uma peça escolhida poderá andar. Caso os números de ambos os dados sejam iguais, a quantidade de movimentos será dobrada. Exemplo: se ambos os dados derem o número 3, será permitido movimentar três casas quatro vezes (com uma peça, ou peças diferentes).
Movimentos válidos
Ao jogar os dados, você deverá escolher quais peças deseja mover (de acordo com os números lançados/sorteados nos dados). Para que uma peça possa ser movimentada, a casa destino deverá estar vazia, ocupada por peças somente suas, ou ocupada por apenas uma peça de seu oponente (podendo então ser "
comida").
Você poderá movimentar peças diferentes ou movimentar a mesma peça mais de uma vez seguindo os valores dos dados. Lembre-se de que se os dados forem iguais, a movimentação é dobrada.
Para auxiliar a jogada, uma marca no tabuleiro indica quais casas suas possuem peças que podem ser movimentadas, de acordo com os valores sorteados nos dados.
Para movimentar a peça, clique sobre ela. Uma marca mostrará as casas para as quais a peça pode ser movimentada (de acordo com os valores sorteados nos dados).
Arraste a peça até a casa desejada, mantendo o botão do mouse apertado e solte o botão quando a peça estiver sobre a casa desejada. Caso a peça seja colocada em uma casa inválida, ela voltará ao lugar original, desfazendo o movimento.
"Comendo" peças de seu adversário
Se a casa destino estiver ocupada por apenas uma peça de seu oponente, esta poderá ser "
comida" pela sua peça. A peça comida do oponente será posicionada no meio do tabuleiro, aguardando para voltar ao jogo. Para evitar que uma peça sua seja comida, "
feche" a casa, ocupando-a com mais de uma peça por exemplo.
Recolocando peças "comidas" no jogo
As suas peças comidas ficarão posicionadas entre os quadrantes, no meio do tabuleiro. Elas entrarão no jogo a partir da casa superior direita do tabuleiro.
Nenhuma outra peça em jogo pode ser movida até que todas as peças comidas tenham voltado ao tabuleiro. Caso os números sorteados nos dados apontem somente para casas já ocupadas pelo oponente, não haverão movimentos possíveis e será necessário passar a vez, sem movimentar suas peças.
Retirando suas peças do jogo
Quando todas as suas peças estiverem posicionadas no quadrante inferior direito do tabuleiro (saída), será possível iniciar o processo de retirada das mesmas.
As peças em casas correspondentes aos números sorteados pelos dados poderão ser retiradas.
Se a casa correspondente ao número estiver vazia e, se todas as peças estiverem em casas mais próximas da lateral direita (saída), será possível remover a peça mais distante deste canto, para sair do jogo.
Caso não seja possível retirar nenhuma peça, pode-se mover as peças restantes de forma a posicioná-las mais perto da saída.
Marcas
Para auxiliar sua avaliação, o número de movimentos de peças ainda necessários para cada jogador fica disponibilizado ao lado de seu apelido.
Este valor corresponde ao somatório do número casas que cada uma das peças de cada jogador precisa ainda percorrer para sair do jogo. Quanto menor este número, mais perto de terminar o jogo estará o jogador. Atenção! Estes números não interferem no valor da partida e servem apenas para simples referência.
Dado de dobra
O dado de dobra pode ser utilizado em todas as salas sociais, assim como na sala Corrida ao Topo. Porém, somente as partidas jogadas nas sala Corrida ao Topo terão pontos computados para seus respectivos registros.
Cada partida, nestas duas salas, coloca em jogo a quantidade de pontos estipulada no início, de acordo com as regras gerais de Ranking e confrontos.
Caso, em um determinado momento do jogo, um jogador se considere mais apto a ganhar, é possível que ele dobre o valor da partida em andamento.
Para propor a dobra é necessário preencher os três requisitos abaixo:
Estar na sua vez.
Estar de posse do dado de dobra, ou ser a primeira dobra do jogo.
Não ter jogado ainda os dados de valores. Somente é possível fazer uma dobra antes de jogar os dados de valores.
Para propor a dobra, clique no dado de dobra antes de lançar os dados e confirme.
Ao propor a dobra, seu oponente poderá:
Aceitar a dobra. Neste caso ele ficará com a posse do dado de dobra e somente ele poderá propor posteriormente outra dobra.
Recusar a dobra. Neste caso ele perderá a partida, perdendo os pontos adquiridos antes da proposta de dobra.
Aceitar, e ainda propor uma Re-dobra. Neste caso a partida já fica valendo a dobra proposta e uma proposta de Re-dobra é enviada de volta. Caberá a você aceitar ou recusar a Re-dobra, nos moldes do item anterior. A posse do dado de dobra continuará com seu oponente.
O valor máximo de dobra de uma partida é de 64 X o valor inicial (ou seja, um máximo de 6 dobras).
Vitória e Pontos da partida
Aquele que retirar primeiro todas as suas peças do tabuleiro será o vencedor e, em jogos na sala Corrida ao Topo, ganhará de seu oponente a quantidade de pontos da partida.
Existem ainda situações especiais de vitória:
Caso a partida termine e o oponente não tenha retirado nenhuma peça, o valor da partida será automaticamente dobrado. Este tipo de vitória tem o nome de Gamão (Gammon em inglês).
Caso a partida termine e o oponente ainda tenha peças "comidas" ou em seu quadrante inicial (inferior direito), o valor da partida será automaticamente triplicado. Este tipo de vitória tem o nome de BackGamão (BackGammon em inglês).
Caso a partida termine antes do fim por motivos de timeout ou desistência, será sempre utilizado o critério mais rigoroso para definição de gamão ou backgamão. Caso a diferença de marcas de um jogador para o oponente seja mais que o dobro, a partida será considerada gamão/backgamão mesmo que nenhuma peça tenha sido retirada ainda.
Sobre o sorteio dos dados
O sorteio dos dados se dá no próprio servidor do jogo, não podendo sofrer interferências de qualquer natureza. A função randômica utilizada oferece uma distribuição uniforme dos resultados em uma grande amostragem, sendo totalmente compatível com o resultado do sorteio de dados reais.
Jogar o Gamão Real implica necessariamente no aceite incondicional dos resultados dos sorteios dos dados, randômicos e aleatórios.
Qualquer reclamação referente ao resultado dos sorteios de dados não será tolerada e estará passível de punição, como previsto nas regras gerais do site.